Uma expansão das salas de terapia ocupacional e fisoterapia, modalidades como Natação, Judô, Jazz, Ballet, Pilates e Funcional Adulto e Infantil. Além de um trabalho direcionado para bebês e toda parte de neuro com aparelhagem com métodos RTA e TheraSuit.
Muitas vezes, crianças neurodiversas demonstram dificuldade de socialização, sendo o esporte uma chave para que elas possam se expressar.
As iniciativas de inclusão no esporte e a prática de atividade física são benéficas a curto e longo prazo para o desenvolvimento social e psicomotor de crianças.
Praticar esportes pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental. Envolve o treino do planejamento motor, assim como a produção de substâncias cerebrais capazes de melhorar atenção, concentração, humor e comportamento.
Os desafios do TEA envolvem diferentes facetas na vida de uma criança autista. Uma delas é a coordenação motora, já que o déficit nos movimentos – principalmente os finos – é comum entre autistas.
Existem diferentes exemplos desse déficit: não conseguir segurar utensílios como lápis ou caneta, falta de equilíbrio, letra ilegível, dificuldade em manusear brinquedos etc.
Durante as intervenções terapêuticas, é estimulada a prática dos movimentos da criança. Através de atividades que a tornam mais capaz de controlar e guiar os instrumentos com sua função. Nesse contexto, a psicomotricidade é fundamental.
O esporte aliado a outras intervenções, baseadas em evidências incentivam a criança a repetir movimentos até aprendê-los, entender seu corpo no contexto e o espaço ao seu redor.
O esporte como um todo pode trazer diversos benefícios na vida das crianças – em especial as crianças autistas. Incentivar sua participação e que elas busquem diferentes formas de movimento é um método de promover o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social.
Exercício físico como uma prática de intervenção ao TEA, adequadamente prescrita, de maneira individualizada após uma avalição motora, gera efeitos diretos sobre o desenvolvimento das habilidades motoras, assim como o aumento na prontidão para a aprendizagem, na atenção e, especialmente, ainda sobre a prevenção e redução de comportamentos disruptivos (agressivos, autolesivos e estereotipados).
Com uma formação especializada de profissionais de educação física para atuarem sob a perspectiva científica da terapia ABA é possível viabilizar parte fundamental do tratamento ao TEA, que comumente é realizada somente em ambiente clínico, seja aplicada no esporte em diferentes contextos inclusivos.
Protocolo: A criança passa por uma avaliação motora, através de protocolos específicos a fim de traçar objetivos individualizados. A partir daí, é feita a adequação dos objetivos à programas de intervenção baseados em evidência, integrando os objetivos da equipe multidisciplinar.
Todas as modalidades precisam de agendamento prévio, via WhatsApp.
Todas as terapias precisam de agendamento prévio, via WhatsApp.
Telefone:
(21) 3629-1263
Agendamento:
Por WhatsApp: (21) 96704-0181
Endereço:
Rua Doutor Arthur Tibau 34 – Ingá – Niterói – RJ, CEP: 24.210-160.
PLAZA SHOPPING: 5º piso na expansão (acesso ao G2).
Projeto Integra TEA / Espaço Crescer Esportes e Reabilitação Rua Ary Parreiras 660, Icaraí, Niterói.
Agendamento por WhatsApp: (21) 96704-0181
© 2024 Clínica Espaço Crescer. Built using WordPress and EmpowerWP Theme.