fbpx
Plaza Shopping: 4º e 5º Piso | Acesso ao G1 e G2.
Rua Doutor Arthur Tibau 34, Ingá – Niterói
Agendamento: (21) 99150-5607

EC Sports

Espaço Crescer Sports

Um Espaço de Inclusão, Atividades e Esportes!

Uma expansão das salas de terapia ocupacional e fisoterapia, modalidades como Natação, Judô, Jazz, Ballet, Pilates e Funcional Adulto e Infantil. Além de um trabalho direcionado para bebês e toda parte de neuro com aparelhagem com métodos RTA e TheraSuit.

Sobre o Espaço Crescer Sports:

Muitas vezes, crianças neurodiversas demonstram dificuldade de socialização, sendo o esporte uma chave para que elas possam se expressar.

As iniciativas de inclusão no esporte e a prática de atividade física são benéficas a curto e longo prazo para o desenvolvimento social e psicomotor de crianças.

Praticar esportes pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental. Envolve o treino do planejamento motor, assim como a produção de substâncias cerebrais capazes de melhorar atenção, concentração, humor e comportamento.

A importância do esporte para o desenvolvimento psicomotor

Os desafios do TEA envolvem diferentes facetas na vida de uma criança autista. Uma delas é a coordenação motora, já que o déficit nos movimentos – principalmente os finos – é comum entre autistas.

Existem diferentes exemplos desse déficit: não conseguir segurar utensílios como lápis ou caneta, falta de equilíbrio, letra ilegível, dificuldade em manusear brinquedos etc.

Durante as intervenções terapêuticas, é estimulada a prática dos movimentos da criança. Através de atividades que a tornam mais capaz de controlar e guiar os instrumentos com sua função.  Nesse contexto, a psicomotricidade é fundamental.

O esporte aliado a outras intervenções, baseadas em evidências incentivam a criança a repetir movimentos até aprendê-los, entender seu corpo no contexto e o espaço ao seu redor.

O esporte como um todo pode trazer diversos benefícios na vida das crianças – em especial as crianças autistas. Incentivar sua participação e que elas busquem diferentes formas de movimento é um método de promover o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social.

Espaço Crescer Esportes Natação

Como o esporte pode ajudar no tratamento de crianças com autismo:

  • Melhora das funções cognitivas
  • Maior habilidade motora
  • Melhora a atenção e o equilíbrio
  • Condicionamento físico
  • Incentiva o momento de brincar
  • Interação social
  • Autoestima
  • Independência

Exercício físico como uma prática de intervenção ao TEA, adequadamente prescrita, de maneira individualizada após uma avalição motora, gera efeitos diretos sobre o desenvolvimento das habilidades motoras, assim como o aumento na prontidão para a aprendizagem, na atenção e, especialmente, ainda sobre a prevenção e redução de comportamentos disruptivos (agressivos, autolesivos e estereotipados).

Com uma formação especializada de profissionais de educação física para atuarem sob a perspectiva científica da terapia ABA é possível viabilizar parte fundamental do tratamento ao TEA, que comumente é realizada somente em ambiente clínico, seja aplicada no esporte em diferentes contextos inclusivos.

Protocolo: A criança passa por uma avaliação motora, através de protocolos específicos a fim de traçar objetivos individualizados. A partir daí, é feita a adequação dos objetivos à programas de intervenção baseados em evidência, integrando os objetivos da equipe multidisciplinar.

Modalidades:

Todas as modalidades precisam de agendamento prévio, via WhatsApp.

Natação Judô Ballet Jazz Pilates Funcional Adulto e Infantil

Terapias:

Todas as terapias precisam de agendamento prévio, via WhatsApp.

Fisioterapia Terapia Ocupacional Psicomotricidade Therasuit Treinamento Neurointensivo

Contato:

Telefone:
(21) 3629-1263

Agendamento:
Por WhatsApp: (21) 99150-5607

Endereço:
Rua Doutor Arthur Tibau 34 – Ingá – Niterói – RJ, CEP: 24.210-160.

Olá! Podemos te ajudar?