Existe um consenso entre todos os profissionais de saúde: o esporte deveria fazer parte da rotina de todos, não apenas para o controle de enfermidades físicas, mas também as mentais.
Isso porque a atividade física e a saúde mental andam lado a lado. Os exercícios físicos estimulam disciplina, autoestima, autoconfiança e também ajudam a melhorar aspectos psicológicos. Isso acontece porque muitos dos hormônios reguladores do nosso bem-estar são liberados somente quando praticamos atividades físicas.
A atividade esportiva deve ser incentivada desde a infância, pois já é de amplo conhecimento os benefícios que ela traz tanto para o desenvolvimento físico como para as funções cognitivas das crianças, tais como memória e atenção.
No caso de crianças com autismo, o esporte ganha ainda maior relevância, atuando como uma verdadeira terapia de estimulação cerebral e habilidades motoras.
O esporte como um todo pode trazer diversos benefícios na vida das crianças – em especial as crianças autistas. Incentivar sua participação e que elas busquem diferentes formas de movimento é um método de promover o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social.
– Melhora das funções cognitivas;
– Maior habilidade motora;
– Melhora a atenção e o equilíbrio;
– Condicionamento físico;
– Incentiva o momento de brincar;
– Interação social;
– Autoestima;
– Independência.
O esporte aliado a outras intervenções, baseadas em evidências incentivam a criança a repetir movimentos até aprendê-los, entender seu corpo no contexto e o espaço ao seu redor.
PLAZA SHOPPING: 5º piso na expansão (acesso ao G2).
Projeto Integra TEA / Espaço Crescer Esportes e Reabilitação Rua Ary Parreiras 660, Icaraí, Niterói.
Agendamento por WhatsApp: (21) 96704-0181
© 2024 Clínica Espaço Crescer. Built using WordPress and EmpowerWP Theme.